Cozinhar é divertido, mas é coisa séria!

Postado por facottur em Últimas notícias

Aqui ninguém aventura na cozinha.

A última aula prática dos alunos (turno manhã), do curso Técnico em cozinha do Pronatec, terminou em Medalhão de Frango acompanhado de molho Bechamel. Imaginou que delícia? Contudo para essa turma cozinhar não dever ser apenas saboroso mais também requer técnicas de planejamento sem desperdícios.

Além do que criar pratos com belas apresentações, os estudantes do técnico em cozinha aprendem a executar cortes, métodos de cozimento, práticas de armazenagem e controle de estoque. Para reforçar todo esse aprendizado, o professor Américo Alves, especialista em práticas gastronômicas, preparou uma aula prática sobre planejamento de cardápio onde abordou temas como técnicas de cortes e de execução da mise en place.

Segundo o Professor Américo, o planejamento de cardápio incluem métodos gastronômicos que preparam o aluno para execução de qualquer receita de forma eficiente e sem desperdícios. Nele está incluído o mise en place , que é um termo francês que significa “pôr em ordem’’, e consiste em uma etapa inicial para o preparo das diversas fases da culinária desde a entrada, ao prato principal até a finalização como as sobremesas. Com esse método de preparo gastronômico a probabilidade de falhas e desperdícios na hora da execução é mínima.

“A aula prática é sempre significativa para a gente, ela habilita para atuação no mercado de trabalho e nos faz sentir como será nosso dia-a-dia na cozinha. Em casa cozinhamos pelo tato e prática, aqui é diferente, sabemos a importância dos utensílios e dos métodos de preparo para cada cardápio sair perfeito.” Afirma a aluna Maria Rodrigues.

_DSC0017

Tags: , , , , ,

Deixe seu Comentário