CROSS-DOCKING OTIMIZA OPERAÇÃO LOGÍSTICA

Postado por facottur em Eventos

COMO O POLO AUTOMOTIVO JEEP OTIMIZOU SUA OPERAÇÃO EM LOGÍSTICA USANDO O CROSS-DOCKING

A Jeep, recém inaugurada e integrante da  Fiat Chrysler Automobile (FCA), aperfeiçoou sua operação logística em sua nova fábrica localizada em Goiana/ PE. Segundo o gerente de logística de distribuição da FCA, Mauricélio Faria, o local oferece um desafio logístico para a chegada dos materiais utilizados na fabricação dos veículos.

Para solucionar essa dificuldade foi adotado o conceito de Cross-docking, é definido como sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada, mas imediatamente preparada para o carregamento da entrega. Dessa forma, o polo automotivo centralizou a recepção dos componentes dos fornecedores nacionais em São Paulo e Minas Gerais e as peças são enviadas conforme a necessidade de produção. “Esse modelo ajuda a reduzir o estoque de peças, diminui as movimentações e o risco de danos nos materiais. É um modelo mais eficiente do que o tradicional”, Afirma Faria.

 

Facottur institucional_posts-junho-09

Saiba mais…

O diretor de engenharia e manufatura da fábrica Jeep em Goiana, Danny Monti, destacou que este é o complexo automotivo mais avançado do mundo. Tem design inovador e que consegue alocar os fornecedores no entorno da planta matriz.

 

 A Fiat pretende produzir 250 mil veículos por ano, mas pode ampliar esse volume.

 

 O investimento é de R$ 6 bilhões, sendo R$ 4 bilhões da fábrica principal. Até o momento, a fábrica gera 5.345 empregos, sendo 1.971 na planta, 2.524 no parque de fornecedores e 850 em empresas terceirizadas. Mais de 10 mil pessoas também estarão empregadas, somente na operação, quando esta etapa chegar ao pico.

 

Tags: , , ,

Deixe seu Comentário