Visita às estruturas do Carnaval 2017 do Recife

Postado por Facottur em Bacharelado em Turismo, Visita Técnica

No dia 22 de fevereiro os alunos do terceiro período do  curso de Turismo da Facottur realizaram uma visita técnica  com a professora Sofia Araujo às estruturas do no carnaval 2017 do Recife. Os alunos foram recepcionados pela secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça e sua equipe.  A visita teve o objetivo de entender como ocorre o planejamento e operacionalização do carnaval. Os alunos puderam conhecer as estruturas de apoio aos moradores e turistas assim como as ações sociais desenvolvidas pela prefeitura.
WhatsApp Image 2017-02-23 at 17.48.21(1)
A aluna Thaylane Rodrigues relatou que
“conhecer um pouco mais sobre como é realmente organizado o carnaval do Recife é imensamente enriquecedor, tanto como aluna, profissional do turismo ou até mesmo como Pernambucana. Compreender que alcançar os diversos povos e diversas culturas por meio de nosso carnaval, não é somente encantar com as aparências de espetáculos maravilhosos e sim ter toda uma equipe comprometida e entregue de corpo e alma para a realização deste grande evento. Hoje, na visita técnica com a Prof Sofia, pude expandir meus horizontes e ampliar meu entendimento sobre a importância do turismo como um todo para cada localidade”
“Os alunos puderam ter contato com os bastidores dessa festa que é um dos maiores espetáculos do mundo. A visita foi rica, pois além de conhecer como é planejado este evento, tiveram contato com manifestações da cultura popular como o maracatu rural e o samba, temáticas que estão sendo aprendidas em sala de aula na disciplina de Estudos Brasileiros. Além disto, o contato com os profissionais é de extrema importância para eles perceberem onde podem atuar no mercado de trabalho.”, relata a professora Sofia Araujo.
 WhatsApp Image 2017-02-23 at 17.48.07
WhatsApp Image 2017-02-23 at 17.48.18
Inspirada pelo clima carnavalesco e pela importância dos profissionais que preparam esta festa, aluna Rejane Araujo escreveu a seguinte poesia:
O operário e a fantasia
Parafraseando Bertold Brecht em “Perguntas de um operário que lê” questiono:
É carnaval e enquanto a cidade ferve em alegria e colorido vibrante… Quem planejou, projetou? Quem venceu as licitações? Quem constrói, monta, desmonta, pinta? Quem limpa, serve, protege? Quem carrega gelo, cata latinha, distribui informação, camisinha? Quem é e o que vê o Turista? Quem vem do outro lado do mar tem com o que comparar? E o sulista do sambódromo ou o nortista do boibodramo? Los hermanos? E o Zé e a Bastiana que largaram a enxada e a cana e vieram apresentar o maracatu? Quem trafega para o trabalho, o policial, enfermeiro, garçom, camelô? O motorista que teve seu roteiro alterado, o taxista? E o guia de turismo, o turismólogo o que vê, o que mostra?
  Rejane Araujo
WhatsApp Image 2017-02-23 at 17.48.24(1)

Deixe seu Comentário